Planta milagrosa Aloysia citrodora

Muito benéfica para a saúde, com elevadas propriedades não há como não constar do nosso cardápio e muito menos nas despensas lá de casa!

Aloysia citrodora, nome científico da planta medicinal vulgarmente conhecida por Lúcia-Lima, entre outros nomes, por exemplo no algarve é chamada bela-luísa, caracteriza-se por possuir um perfume a limão, por ser rica em óleos essenciais, por relaxar o sistema nervoso, aliviar as incómodas enxaquecas, combater os dores menstruais ou até mesmo infeções urinárias, ajudar a regular a falta de sono, a baixar a tensão arterial e ainda no tratamento da flatulência.

O Outono já chegou e os dias menos amenos são esperados, pelo que para aconchegar o estômago depois de uma refeição mais pesada ou para fazer frente a um dia mais fresco ou ainda a um chefe mal-humorado (… ahahah …) nada melhor que preparar um belo chá deste arbusto de folha caduca, com pequenas flores brancas, pinceladas de lilás aqui e ali, a fazer lembrar luzinhas.

Para fazer o chá deve utilizar as folhas e as flores secas de lúcia-lima.

bule lucia lima

Se quiser utilizar um bule do tipo da figura, deverá encher o copo com a lúcia-lima, adicionar água fervida e esperar cerca de 10 minutos. Depois é só saborear bebendo 2 a 3 chávenas por dia, de preferência sem adicionar açúcar.

Se preferir utilizar chávena então deve adicionar apenas uma colher de sopa de folhas ou flores secas em água fervida e esperar os mesmos 10 minutos

A bela-luísa tem várias aplicações na culinária. Pode ser utilizada em refrescos, saladas de frutas, e outras mais, basta colocar a arte da culinária ao serviço da saúde alimentar. Por exemplo na gelatina, gelados ou bolos e sobremesas, dê preferência ao uso de uma infusão desta planta em lugar da água. E ainda, atrevam-se e temperem saladas ou pratos de peixe, porque não?!

Sabia que

Esta aromática pode ser utilizada como repelente de insetos, mosquitos e ainda para afastar as traças dos seus armários e gavetas, conferindo um perfume bem agradável às suas roupas.

Autor: HUCILLUC

Aqui e Ali entre momentos festivos e caricatos, convive-se. Aqui e Ali sente-se, lê-se, leva-se tudo ou talvez nada!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.